Uma dica para ganhar dinheiro Online

Para começar, vamos a um ótimo spoiler deste artigo: Eu NÃO vou dar uma fórmula mágica para ganhar dinheiro online. Com isso esclarecido, vamos continuar.

Você já ouviu falar na Superloja Secundum? Pois então, depois de vários altos e baixos, ela deslanchou comigo e sua indexação agora está realmente ótima. Aqui no PVilla, segundo o próprio sistema, tenho 63mil páginas indexadas. O mais legal é ver o aumentos das visitas e também sua manutenção. Por visitas, digo os crawlers mesmo, que são quem garantem a indexação:

Dados do PVilla.com/barato
Acessos/Indexação do pvilla.com/barato

Já a indexação e acessos de sua versão em espanhol, também não vão nada mal: 45 mil páginas indexadas, e novamente crescendo, como o gráfico do sistema mostra:

Indexação do PVilla.com/promociones
Acessos/Indexação do pvilla.com/promociones

Realmente não tenho do que reclamar, os rendimentos estão crescendo juntos com estes acessos e indexação.

Mas como eu fiz isso?

Bem, a verdade é que eu não sabia direito, até olhar exatamente os passos todos que segui, vamos a eles:

2- Criei as lojas e tentei fugir um pouco dos termos comuns para a primeira palavra chave da mesma;

3- Na época, o sitemap ainda era bem visto pelo Google e também o criei, acabei removendo depois de duas semanas;

4- Inclui o endereço dos dois no meu próprio sitemap usando o Google XML Sitemaps;

5- Repliquei links de produtos no final dos posts do PVilla e do IssoMesmo;

6- Aumentei a taxa de indexação do site no Google Webmasters, se não sabe fazer isso dá uma olhada por lá que é bem fácil.

Se você prestou atenção, viu que eu pulei o número 1 e o motivo é simples, ele não teve nada a ver com a Loja Secundum e sim com meu próprio blog. Se você olhar na lateral, verá bandeiras de diversos países, estas são versões traduzidas das páginas, feitas pelo plugin Global Translator.

O Global Translator é um plugin fantástico, que traduz suas páginas a partir do pedido delas. No momento em que a pessoa acessa uma dessas versões, ele envia o visitante para a página traduzida do Google (ou do sistema que você preferir) e cria um cache desta página localmente, para a próxima pessoa que buscá-la.

O pulo do gato está no fato do Global Translator também inserir estas páginas traduzidas no seu sitemap, fazendo com que você tenha muito mais página indexadas do que realmente escreveu. Com isso a relevância da sua loja aumenta, já que um site com várias linguas está apontando para a loja – quanto mais links válidos, maior a relevância você já deve ter visto isso por aí.

Mas o Google vai me punir por isto?

Bem, o Google pode te punir por peidar dentro da sua casa, mas considerando que está sendo usada uma ferramenta do próprio Google para criar estas traduções e que a criação das páginas é absolutamente orgânica (elas são criadas a partir do pedido de um usuário, é um processo relativamente lento), não existe um motivo real para que isso aconteça. Na prática o que você faz é oferecer seu conteúdo traduzido para visitantes de outros países, aumentando também suas visitas.

E afinal, como faço pra começar a ganhar dinheiro?

Olha, primeiro de tudo é bom ter um blog ou site com um bom conteúdo (leia-se: nada de pirataria, pornografia, nem copy/paste) e em seguida pode iniciar os passos acima, começando ou não pela tradução de parte do seu conteúdo para outras línguas.

Esta semana ainda publico sobre uma nova ferramenta, o Widget do Secundum para o Mercado Livre com os produtos mais vendidos, que no primeiro dia usando no IssoMesmo me rendeu R$20,00.

Quer dar uma adiantada na história do Widget? Dá uma lida no que o Janio publicou sobre os Widgets.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *