Usando um domínio próprio em serviços de blog gratuitos

Muita gente tem um blog em serviços gratuitos como o Blogger ou o WordPress.com, mas mesmo assim querem ter um domínio e e-mail próprios sem se preocupar com a hospedagem.

Eu utilizei por muito tempo os serviços da Zoneedit para direcionar meus domínios diretamente para o meu computador, onde eu costumava rodar um servidor. O método é bastante simples e permite controle total sobre o domínio.

Basta seguir o passo à passo:

1- Cadastre-se no Zoneedit
Uma coisa importante é inserir todos os seus dados corretamente, pois se você esquecer a senha, ele irá pedir todos eles

2- Acesse sua conta
Você irá receber uma senha de acesso no e-mail, com ela basta acessar sua conta para iniciar a configuração

3- Cadastre seu domínio
Essa é a parte mais “complicada”. Ao entrar pela primeira vez na sua conta, clique em Edit Zone e em seguida vá em Add Zones

adicionando_dominio1

Digite seu dominio e clique em Add Zone

Agora ele vai fornecer o endereço dos servidores DNS para que você modifique na sua conta onde registrou o domínio (Godaddy, Registro.br, etc).

Atenção! Esses servidores DNS demoram até 72 horas para ativarem, então se você tentar modificar sua conta no Registro.br irá dar um erro informando que o servidor DNS não possui autoridade sobre o domínio. Basta esperar as 72 horas e tentar novamente.

adicionando_dominio2

4- Editando as informações do domínio
Basta rolar a página até o final e clicar em Stat Editing Zone. Só vai ser preciso editar duas coisas nessa página para que o domínio aponte para seu site.

adicionando_dominio3

Clique em WebForwards. É lá que vamos editar o redirecionamento do seu domínio. Vamos adicionar somente uma entrada:

adicionando_dominio4

O asterisco em New Domain serve para que qualquer endereço digitado antes do seu domínio, incluindo somente o domínio, direcione para a página selecionada.

Marque a opção Cloaked, caso queira que o domínio fique fixo e as páginas dentro dele não apareçam na barra de endereços.

Exemplo: ao acessar seudominio.com.br irá redirecionar para seublog.blogspot.com. Ao clicar em algum link dentro do site, ele continuará aparecendo seudominio.com.br na barra de endereços se você tiver marcado a opção Cloaked.

Após digitar essas informações, clique em Add New e na tela seguinte confirme clicando em Yes.

Se você escolheu Cloaked, vai precisar configurar um título para a página, assim como as keywords e a descrição da mesma. Basta digitar o que você quer em cada campo específico e clicar em Change Meta Tags e confirmar novamente clicando em Yes.

5- Configurando o redirecionamento de e-mail

No alto da página clique em MailForward e você verá uma tela parecida com essa:

adicionando_dominio5

Por padrão, todos os e-mails enviados para [email protected], irá redirecionar para o e-mail do seu cadastro. Se quiser mudar isso, ou adicionar um novo redirecionamento, simplesmente edite essa página.

Pronto! Você agora tem um domínio apontando para seu servidor gratuito e com e-mail personalizado. Lembrando novamente que ao criar esse redirecionamento, ele demora 72 horas para ser ativado.

O Zoneedit possui diversas outras funções e se tiver qualquer dúvida ou quiser alguma outra informação mais específica, o suporte deles é ótimo e rápido. Mas você também pode perguntar nos comentários abaixo.

67 ideias sobre “Usando um domínio próprio em serviços de blog gratuitos”

  1. Isso é propaganda enganosa. Você está ensinando a redirecionar um domíno para o Blogspot, e não a hospedar o seu .com no Blogspot, como dá a entender.

    De qualquer forma, obrigado pela sugestão de pauta. 😉

  2. Eu uso o http://www.everydns.net muito bom também!
    Esse aí eu tentei usar uma vez, mas sem sucesso, talvez eu tente agora com este seu tutorial. Se o usuário acessar meu site sem o www, ele consegue? Pois com o everydns só é acessado com o www.

  3. Janio, essa é realmente uma forma de enchergar isso ehehehe MAs até onde eu sei, no blogger você pode usar seu domínio desde que também tenha o seu host.

    Sérgio, sempre usei assim sem problemas. Como eu disse, com o asterisco, funciona com ou sem o www pode ser até lalala.seudominio.com que vai 🙂

    Elza, valeu pelo comentário =)

  4. Toda empresa de registro decente oferece o serviço de redirecionamento, não vejo motivo para usar esse Zoneedit ou qualquer outro do gênero.

  5. “Empresas de registro estrangeiras oferecem isso. Mas experimente registrar um domínio no registro.br”

    Realmente estou com dificulades em que o registro.br aceite os servidores da wordpress.com, tem algum jeito de fazer isso?

  6. Quando coloquei o DNS do wordpress o registro.br retornou o erro de que a pesquisa foi recusada e servidor desconhecido para os servidores ns1.wordpress.net, ns2.wordpress.net…..

    li em um tutorial sobre o redirecionamento usando o EveryDNS ou o DNSPark no primeiro tive o mesmo erro, no segundo passou más ainda não descobri no DNSPark onde configurar o endereço do meu dominio apontando para o meu blog no wordpress.

  7. Pois é…. na primeira vez que li seu post entendi que era “somente” para quem fosse usar seu próprio computador como servidor, que não era o meu caso, agora lendo novamente que entendi melhor.
    Apropósito consegui trabalhar como DNSPark e pode ter certeza que suas informações foram úteis..
    Obrigado.
    OBS: Não deixe de visitar http://www.techely.com.br tem algumas notícias legais.

  8. Leeegal, vou tentar.
    Eu tenho varios dominios, porém queria muito que um subdominio meu tivesse o redirecionamento sem que aparecece ou sem que ele redirecionasse totalmente para o WordPress, o fato é que eu fiz uma puta pagina no wp e não consigo refaze-la no Blogspot que esse ja oferece a opção para mudar no DNS o CNAME.. o WP também oferece esta opção só que aí voce ten de desenbolsar uns ‘dolares’ por ano. E não vejo necessidade.
    Vou tentar este aí mundando apenas o subdomnio que criei para este servidor.
    Eu tenho um plano de revenda de hospedagem na verdade eu uso mais para hospedar os sites que desenvolvo para meus clientes, o “Fantastico” até oferece a opçao de instalar o WP em algum diretorio ou o dominio próprio, o embaçado é que nao tem como mudar o lay. “/

    Vou ver este, se eu conseguir, posto aqui.
    Um abraço e valeu pela dica!

  9. Bom, tenho que lhe agradecer pelo excelente tutorial que vc publicou…. Notei algumas pessoas fazendo comentários pouco construtivos, não ligue! SEU POST TA SHOW!

    Outra, o nome do Post “Usando um domínio próprio em serviços de blog gratuitos” esta certo!!!!

    Uma coisa que ninguém pensou foi no trabalho que vc teve em edita e organizar direitinho as imagens …..

    Pedro, seu Post e nota 10!!!
    Parabéns ………

    Ops: Estou trabalhando na configuração do Blog do meu pai http://cursoscintra.blogspot.com/ —->>> http://www.cintra.vet.br.
    Ficarei no aguardo das 72Horas para altera os DNS no Registro.br….

    Att. Romero Filho

  10. Oi Pedro,

    Tenho um blog do wordpress e gostaria de comprar um domínio (me falaram sobre o 100br.com), mas não sei como adicionar o domínio ao blog. Se você puder explicar um pouco mais sobre como fazer isso ia me ajudar bastante 🙂

    Obrigada!
    um abraço,
    Paula

  11. Post muito bom. Mas vale lembrar que caso o serviço usado aceite, uma entrada CNAME seria melhor pois mantém os endereços das páginas.

  12. Olá, segui seu tutorial e deu quase tudo certo. Pelo que eu havia entendido, pensei que nao precisasse do www para acessar o site. O problema é que realmente nao precisa ser www, mas tem que ter alguma coisa antes, seja o que for. Nao tem como eu fazer acessar direto com meudominio.com.br?
    Outra coisa que nao funcionou foi o redirecionamento de e-mails… todos que eu mando voltam. Preciso fazer mais alguma coisa no zoneedit ou no registro.br?
    Muito obrigado e parabéns pelo tutorial.

  13. Olha só durante seu excelente passo-a-passo, vc em nenhum momento informa que o Zoneedit e pago, e que a conta free e trial ou seja expira, isto e fato ou não ?

  14. Gilliard, como falei no post, basta colocar um * (asterisco) no local em que ele pede pra inserir algo antes do nome, ai qualquercoisa.seudominio.com vai direcionar para o site 😉

    Delphini, o zoneedit tem uma versõa gratuita para uso com até 5 domínios. Utilizo o serviço deles a muitos anos e nunca tive problemas

  15. Pedro, eu já havia conseguido resolver o problema. O que eu queria era acessar sem nada antes do domínio, e não com qualquer coisa. Colocando * aceita qualquer coisa antes, mas deixando em branco ele aceita diretamente o domínio como eu queria. Obrigado e fica aí a dica para quem quiser acessar diretamente sem www ou qualquer outra coisa antes do domínio.

  16. Esses caras ñ sabem de nada, esse tutorial foi muito loco, eu tenho um site com o endereço gigante ai nimguen acessava agora com esse tutorial eu to de boa.
    valeu.

  17. Ola galera segui o tutorial acima para colocar um dominio personalizado no blogger so que ate agora o novo dominio nao ta funcionado . Fiz tudo passo a passo .Comprei meu dominio no
    http://www.superdominios.org add as dns la q peguei no zoneedit
    ,coloquei o endereço la no blogger :
    http://www.webbaixaki.com dominio que eu comprei ,esperei as 72 hrs e num ta funcionado nao
    si alguem ai saber como resolver esse problema entre em contato
    blz.
    msn [email protected]

    ou entre la no blog:
    webbaixaki.blogspot.com

  18. Cara… segui este tutorial ai e tah dando tudo certo … agora meu blog está fora do ar … já fiquei sabendo que isso é normal tbm … fica fora do ar em até 72 horas neh?
    mais uma pergunta … no BLOGSPOT quando você vai colocar lah o seu domínio personalizado vc digita com ou sem www?

    http://www.meudominio.com.br
    ou
    meudominio.com.br

    abraços até +
    sucesso pra você …
    quando meu blog voltar, dá uma passada lá ^^

  19. Outra perguntinha …. fiz o domínio e segui o tutorial aqui postado … depois de 1 dia o meu site estava no ar com o domínio http://www.jumentrix.com.br – porém quando eu digitava jumentrix.com.br não entrava no site … depois de algum tempo … “algumas horas” ele saiu do ar dinovo … aparece o erro 404 … é normal ?? ainda tenho que esperar mais … ? ou pode ter sido algum problema ?

  20. Fala,

    Muito produtivo esse post, muito mesmo! A dúvida é a seguinte, tenho um blog, um forum e uma loja virtual.

    Vou comprar um dominio. “EVGA.com.br”

    meu blog ficaria: http://www.evga.com.br
    queria sabe ser com o znonedit, posso redirecionar os sub dominios:
    forum.evga.com.br ou evga.com.br/forum
    shop.evga.com.br ou evga.com.br/shop

    sendo que cada um desses sites estao hospedado em um host gratuito.

    Rola?

    Abraços

  21. Ola amigo, primeiramente obrigado pela ajuda foi muito util, mas me resta uma duvida. depois de fazer tudo fiquei com esta mensagem:
    MPORTANT: Before your “issomesmo.com.br” site is live
    you must contact your registrar (the people from whom
    you purchased this domain name) and tell them to change its
    nameservers to:

    o que devo fazer agora, espero ou faco mais alguma configuracao?
    Obrigado

  22. Cara, eu dividia uma conta de hospedagem com um cara. Só que ele não pagou e suspenderam o meu blog e o dele também. Então queria mudar de hospedagem e já criei uma conta no Zoneedit, conforme suas instruções. Agora quando eu vou editar lá na conta do meu domínio, e ponho o ns2.zoneedit.com no servidor master e o ns18.zoneedit.com no servidor slave 1, o registro.br diz que o domínio é desconhecido. Como eu resolvo isso?

    Agradeço desde já!

    Abração!

  23. EStou emperrado na hora de receber os email pelo hotmail, passaram as 72h e nada, mudei p yahoo, passam as 72h e nada, troquei novamente para hotmail, e nada! rsrssrrs.. alguem teve algum problema parecido ou tem alguma sugestão? abraço a todos.

  24. olá eu tenho um site gratuito ai eu comprei um domínio para mim mais não sei redireciona Cera que alguém pode mim ajuda??
    eu comprei o domínio na UOL HOST.la tem um Editar DNS e um Servidor Master mais eu sou um leigo…. e não sei de nada sobre….

  25. Igor, aqui sempre chega na hora. O que demora 72h é a ativação do dominio nos servidores do ZoneEdit. Experimente outro email (gmail?) e veja se não está caindo na caixa de spam.

    Elison, você pode efetuar a mesma configuração usando os DNS do zoneedit no UOL Host, ou simplesmente pode usá-lo para REDIRECIONAR o dominio para onde quer. O Uol oferece isto.

  26. na administração do domínio tem os seguintes campos,
    Servidor Master , Servidor Slave1,Servidor Slave2, Servidor Slave3, Servidor Slave4. nos 3 primeiros tem esta descrição, ns1.dominio.uol.com.br, tem mais 2 que ñ a nada dentro…
    ai si vc pude mim ajuda eu vou fica muito agradecido…..obg..

  27. Como citado ali acima … ótimo post …!!!
    a única coisa que não está funcionando pra mim é o lance de digitar sem o “WWW” …… para entrar no site tem que digitar http://www.jumentrix.com.br sem o www não entra… já conferi tudo, não fiz nada de errado …. =S alguem ai está com o mesmo problema??? alguem tem uma solução pra isso ?????

  28. Elison, procure algo relacionado a REDIRECIONAMENTO na sua pagina de administração. Pelo sistema de venda de dominios do Uol ser muito novo, ainda não usei ele ainda.

    Eddy, você colocou o redirect sem nada e em seguida com asterisco? Coloque os dois e veja se funciona

  29. gostaria de saber se é possivel fazer varios domínios apontarem para o blog.

    outra coisa,

    e quando eu quiser desvincunlar o dominio do blog?? qual o procedimento??
    obrigado e parabens.

  30. Fiz todo o processo, aguardei 72 horas, tudo funcionou durante 3 dias e agora o site está fora do ar, o que pode ter havido?

  31. Cara, muito dez o seu tuto, pelas imagens, preocupação em negritar e talz… mais é que eu sou uma porta quanto a isso… e se você não se importar, gostaria que fizesse esse processo pra mim, pois na verdade eu fiz algumas cagadas aqui:

    1-antes de me registrar no Zoneedit, havia tentado no insite e deu certo. O foda é que eu esqueci a senha. Agora, tem um dominio .com.br sem uso awe, e eu num consigo pegar de volta

    2-Me explica uma parada: Se eu registro um dominio (vai, Zonedit) eu tenho que registrar esse mesmo dominio no resgitro.br? Tenho de por o muedominio.com.br ou o negoço tipo r.dnsrv.com?

    Putz, vamos trocar uns e-mails e ce der certo, nos postamos aqui no seu MARA blog.

    Abs
    Lucas

  32. Passo-a-Passo

    1- Acesse a sua conta em ZoneEdit.com.
    2- Selecione a área com as entradas MX que você deseja alterar.
    3- Clique em Servidores de e-mail.
    Excluir entradas atuais:
    Marque todas as caixas de seleção na coluna excluir.
    Pressione o botão Excluir.
    Clique em Sim para confirmar.
    5- Os registros MX devem ser adicionados um de cada vez:
    Em MailServer (Servidor de e-mail), adicione ASPMX.L.GOOGLE.COM.
    Selecione a 1a prioridade da classificação.
    Adicione o nome do seu domínio.
    6- Clique em Adicionar novo servidor de e-mail.
    7- É necessário confirmar a operação. Pressione Sim.
    8- Repita para as seguintes entradas:
    ALT1.ASPMX.L.GOOGLE.COM (handles mail) 3ª (for domain) issomesmo.com
    ALT2.ASPMX.L.GOOGLE.COM (handles mail) 3ª (for domain) issomesmo.com
    ASPMX2.GOOGLEMAIL.COM (handles mail) 5ª (for domain) issomesmo.com
    ASPMX3.GOOGLEMAIL.COM (handles mail) 5ª (for domain) issomesmo.com
    ASPMX4.GOOGLEMAIL.COM (handles mail) 5ª (for domain) issomesmo.com
    ASPMX5.GOOGLEMAIL.COM (handles mail) 5ª (for domain) issomesmo.com

  33. Esqueci de descrever

    PARA USAR O GOOGLE APPS COMO E-MAIL NO SEU SITE

    Passo-a-Passo

    1- Acesse a sua conta em ZoneEdit.com.
    2- Selecione a área com as entradas MX que você deseja alterar.
    3- Clique em Servidores de e-mail.
    Excluir entradas atuais:
    Marque todas as caixas de seleção na coluna excluir.
    Pressione o botão Excluir.
    Clique em Sim para confirmar.
    5- Os registros MX devem ser adicionados um de cada vez:
    Em MailServer (Servidor de e-mail), adicione ASPMX.L.GOOGLE.COM.
    Selecione a 1a prioridade da classificação.
    Adicione o nome do seu domínio.
    6- Clique em Adicionar novo servidor de e-mail.
    7- É necessário confirmar a operação. Pressione Sim.
    8- Repita para as seguintes entradas:
    ALT1.ASPMX.L.GOOGLE.COM (handles mail) 3ª (for domain) issomesmo.com
    ALT2.ASPMX.L.GOOGLE.COM (handles mail) 3ª (for domain) issomesmo.com
    ASPMX2.GOOGLEMAIL.COM (handles mail) 5ª (for domain) issomesmo.com
    ASPMX3.GOOGLEMAIL.COM (handles mail) 5ª (for domain) issomesmo.com
    ASPMX4.GOOGLEMAIL.COM (handles mail) 5ª (for domain) issomesmo.com
    ASPMX5.GOOGLEMAIL.COM (handles mail) 5ª (for domain) issomesmo.com

  34. Muito obrigado. Sou iniciante e o seu tutorial é nota 10. Me ajudou muiti, pois sozinho não estava conseguindo.

    Obrigado.

    Grande abraço e Boa semana

    Vanderson – RJ

  35. Blz de post está certo, para hospedar um dominio no blogspot tera q ter 2 DNS e o Zoneedit da os 2 perfeito…..

  36. Onde acessar e mudar as inforações abaixo???

    Não acho no zonaedit

    Se você escolheu Cloaked, vai precisar configurar um título para a página, assim como as keywords e a descrição da mesma. Basta digitar o que você quer em cada campo específico e clicar em Change Meta Tags e confirmar novamente clicando em Yes.

  37. Eu fiz ano passado seguindo esse tutorial e usando registro .net, agora tento fazer pelo registro.br e não consigo, o que tem de diferença entre ambos?

  38. Meu site está fora do ar já fazem 4 dias, alguém sabe me informar o que aconteceu com o ZoneEdit?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *